Antes de mais nada, deve ser feita a verificação da soma de checagem MD5 do arquivo baixado, que deve ser igual à fornecida pelo site de origem do mesmo. Se o número for diferente, indica que houve corrupção de dados durante a transmissão ou recepção dos mesmos, seja lá como for, o arquivo está corrompido e deve ser descartado. No Linux, a geração do número checagem MD5 pode ser feita pelo comando: md5sum
No Windows, a obtenção do número MD5 pode ser feita através de programas como o HashCalc (www.slavasoft.com/hashcalc) ou o MD5Summer (www.md5summer.org/download.html).
Uma vez de posse do arquivo ISO devidamente checado pode-se então gravar o CD. Cada programa de gravação tem uma seqüência de comandos, acompanhe alguns exemplos:
Nero 6.x ou superior — Dirija-se a: Arquivo ä Novo. Escolha a orelha “ISO”. Clique no botão “Abrir”. Indique onde está o arquivo ISO e selecione-o. Depois é só clicar em “Gravar”.
Nero Express 6.x ou superior — A partir do Wizard, que é inicializado a cada novo projeto, escolha a opção “Imagem do disco ou projeto salvo”. Indique onde está o arquivo ISO e selecione-o, depois é só continuar o processo até a gravação.
Nenhum comentário até o momento.
Seja o primeiro a comentar este artigo!