[Thecnica Sistemas] Porque os micros “dão tanto problema”? 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Home » Artigos sobre Montagem e Manutenção de PCs
Artigo (veja mais 125 artigos nesta área)

Porque os micros “dão tanto problema”?

Por Iberê M. Campos e equipe

Todo mundo que lida com manutenção e instalação de computadores está acostumado a escutar a pergunta acima. Mas será mesmo verdade? Acompanhe nossas considerações, e tenha argumentos para responder adequadamente quando lhe perguntarem isto novamente.

Ao contrário do que muitos pensam os computadores não são máquinas infalíveis. Claro que, se comparados a um ser humano, podem fazer a mesma operação milhões de vezes sem erro mas, caso alguma coisa saia fora do que foi previsto, o cérebro humano tem muito mais facilidade para decidir o que fazer e encontrar uma solução.

Os computadores fazem apenas aquilo o que foram programados para fazer — e nada além disto. Quando algo sai errado deve entrar em ação o técnico de manutenção de software ou de hardware para descobrir o que está falhando e corrigir o problema retornando o sistema ao seu funcionamento correto habitual.

Justiça seja feita, os erros que ocorrem nos computadores são poucos em relação ao tempo de uso e à quantidade de operações realizadas. Levando-se em conta a complexidade de um computador, é admirável que ele funcione tão bem e apenas raramente apresente algum problema o que, aliás, não é privilégio dos computadores – todos os equipamentos apresentam defeito, desde um televisor até um liquidificador e o computador, em última análise, não passa de um eletrodoméstico.

O projeto de um computador

Deve-se ter sempre em conta que computadores são máquinas muito complexas e que são fruto do trabalho entrelaçado e coordenado de muitas equipes de técnicos altamente qualificados. Ninguém trabalha sozinho na área de desenvolvimento de hardware ou de software.

Tomemos como exemplo o desenho de um chip que será utilizado para controlar uma placa de vídeo. O engenheiro que vai projetar o chip recebe a especificação técnica do fabricante da placa mãe, do fabricante dos monitores, dos programadores e da fábrica que vai fabricar o componente. Tem então que juntar tudo isto em uma pastilha de silício onde terminará seu trabalho, mas será a partir dele que outras equipes iniciarão sua parte do trabalho. Uma vez que o microchip de vídeo esteja projetado e com sua produção em larga escala viabilizada, começam os estudos para seu uso prático. Deve ser incluído em um projeto de placa de vídeo que, por sua vez, deve ser incluída em uma ou mais placa-mãe que, por sua vez, terão milhares de outros componentes e, por fim, precisa-se do software para instalação e também dos drivers específícos do periférico para que aquele chip de vídeo realmente seja útil para alguma coisa e possa, finalmente, ser vendido.

É uma longa jornada. Levando-se em conta que o projeto de um pequeno chip de vídeo passa por centenas de profissionais qualificados, pode-se ter uma idéia de quantas pessoas estão envolvidas, por exemplo, no projeto de uma placa mãe.

E este processo de projeto e produção se repete em todos os componentes como hard-disk, cabos, conectores, leitores de discos, mouses, monitores e em cada pequeno componente ou placa dos computadores, sem falar dos próprios sistemas operacionais como Windows, Linux ou MacOS e os programas.

A cadeia de comando'Percurso

Se falarmos no software, então, a situação é tão ou mais complexa. Os programas trabalham em camadas, ou seja, aquele projeto de chip de vídeo precisa receber as instruções em linguagem de máquina, ou seja, “zeros” e “uns” devidamente codificados para que possam transformar-se em sinal de vídeo de forma que possa ser mostrado no monitor. O processador, o chipset e todo o resto do hardware também só “entendem” comandos recebidos em linguagem de máquina, ou seja, codificações em linguagem binária. Estes comandos são passados de dispositivo para dispositivo de maneira ordenada, como se fossem camadas hierárquicas de um exército imaginário.

Acompanhe pela figura ao lado. Existem vários níveis (camadas) para o funcionamento de um computador. Quando o operador, digamos, clica em um “OK” numa caixa de diálogo de um aplicativo ou pede a execução de algum comando desencadeia uma série de acontecimentos em cascata numa seqüência hierárquica onde cada etapa depende da anterior.

O nível mais alto é o do APLICATIVO, que recebe um COMANDO que o faz solicitar uma série de ações feitas pelo SISTEMA OPERACIONAL. Este, por sua vez, aciona os controladores de dispositivos (“DRIVERS”) que forem necessários, sejam eles acionadores de vídeo, de impressão, acesso a disco e outros. Os drivers então entram em ação, acionando os softwares contidos na BIOS tendo assim acesso aos serviços básicos de comunicação aos dispositivos. A BIOS, por sua vez, aciona o CHIPSET e circuitos correlatos que, finalmente, acionam os respectivos dispositivos de HARDWARE.

Esta é uma descrição bem simplificada do funcionamento interno um computador. Na realidade as coisas são mais complexas, porém esta descrição é bem ilustrativa.

Camadas de funcionamento do software

Dentro dos programas por sua vez, este processo de camadas de comando se repete. Nenhum programador se meteria a desenvolver, por exemplo, um editor de textos fazendo também as rotinas em assembler (linguagem de máquina) para acessar desde o hardware até a interface com o usuário, as duas pontas da cadeia de comando, passando por todas as etapas intermediárias.

Cada tarefa de software requer um leque de conhecimentos do profissional que, por sua vez, necessita de um longo treinamento e experiência até poder executar estas tarefas. Dentro de uma equipe que desenvolve programas existem os profissionais que fazem as funções principais e repetitivas do programa, também chamadas de “bibliotecas”. Existem os encarregados das partes do programa que permitem acesso ao hardware e há também as equipes que cuidam do uso do programa propriamente dito, tal como ele aparece para o operador.

As bibliotecas são parte importantíssima do desenvolvimento de programas para computador. Os próprios drivers de dispositivo são construídos em cima de bibliotecas feitas por outras equipes. Os sistemas operacionais são feitos com bibliotecas feitas com bibliotecas, que por sua vez são feitas com outras bibliotecas, e assim por diante.

Como estas bibliotecas são interligadas? É preciso saber que as bibliotecas são coleções de rotinas para executar funções específicas e que, geralmente, são utilizadas por mais de um módulo do programa ou até de outros programas. Além disto saiba que, com exceção da linguagem assembler, as linguagens de programação são constituídas por: • Uma coleção de bibliotecas, • Um programa montador, e • Um programa compilador.

O programa montador faz a chamda “linkagem” (ligação) dos diversos módulos que formam programas, ou seja, coloca todos “falando” a mesma língua de forma que possa ser “entendida” pelo computador, ou seja, devem estar em formato binário.

O programa compilador transforma os programas já devidamente “montados” em arquivos executáveis (.EXE ou .COM) de maneira que possam ser interpretados e colocados em ação pelo sistema operacional.

E é justamente este processo de bibliotecas criadas com bibliotecas que os programas e sistemas operacionais foram inchando ao longo das décadas. Hoje o Vista tem centenas de vezes mais código que as primeiras versões de Windows, mas suas funções não cresceram na mesma proporção. O mesmo se pode dizer de todos os outros programas, como o Word, AutoCAD, Photoshop e todos os demais. É código em cima de código, no que os americanos chamam de “software bloating”, ou seja, “inchamento de software”. Este inchamento é um dos maiores causadores das lentidões, travamentos e erros apresentados nos micros atuais.

Agora responda: os computadores dão mesmo muito erro?

Diante do aqui exposto têm-se uma idéia da complexidade embutida mesmo em um pequeno computador de mesa, usado para digitar textos e acessar a Internet. Centenas de equipes, falando as mais diversas línguas, com as mais diversas formações profissionais, em vários países e cada um com sua cultura, trabalham incessantemente tentando entrar em acordo quanto a padronizações, custos, bibliotecas e conhecimentos nas mais diversas áreas como matemática, química, física, mecânica, programação e outras.

Desta maneira, quando alguém diz coisas como “não gosto de computadores, dão muito problema”, ou então “no tempo da máquina de escrever era mais tranqüilo”, é bom lembrá-las que computadores são máquinas maravilhosas: tão complexas e cheias de detalhes que é de se admirar que só de vez em quando apresentam algum tipo de erro. Neste ponto sempre é bom lembrá-las de uma coisa muito importante:

Equipamentos precisam de manutenção e técnica!

A operação dos computadores se simplificou bastante e hoje até crianças que mal sabem escrever podem brincar, jogar, acessar a Internet e fazer tarefas simplesmente inimagináveis há poucos anos.

O aparecimento da Internet foi um acontecimento fantástico, com desdobramentos em todas as áreas da atividade humana. A Internet hoje está tão integrada à vida de todos nós que às vezes nem percebemos o quão representativa é esta tecnologia, de tão simples de usar que se tornou.

Entretanto, esta aparente simplicidade do computador esconde uma infinidade de conhecimentos técnicos embutidos por dentro do gabinete e seus componentes. Volta e meia, esta complexidade escondida vem à tona na forma de um modem que não conecta, um computador que trava ou uma impressora que se recusa a imprimir. Os motivos para estes problemas são de diversas ordens: aquecimento, peças defeituosas ou gastas, programas instalados indevidamente ou defeituosos, vírus ou, simplesmente, desgaste, fruto de anos de funcionamento contínuo, dia após dia.

Muitas pessoas reclamam quando o computador dá defeito, porém nem se lembram mais há quantos anos ele está em pleno funcionamento prestando bons serviços! Assim, chegamos finalmente ao objetivo da Revista PnP: ajudar os leitores a montar computadores e sistemas de redes confiáveis, assim como fornecer conhecimentos técnicos para colocar os micros e sistemas em plena atividade novamente.

Publicado em 30/01/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 125 ARTIGOS SOBRE MONTAGEM E MANUTENçãO DE PCS:
Como instalar versões anteriores de Windows nos micros de marca e notebooks?
O fato de conseguir acessar o SETUP significa que a memória RAM está boa?
Fabricante de placa-mãe não oferece drivers para Windows 8. Posso utilizar os drivers do Windows 7?
PC em Dual Channel só reconhece 3GB no Windows 7 32 bits. Porque?
Placa mãe funciona fora, mas não liga quando é montada no gabinete
Placa mãe com processador Intel Core desliga sozinha
Placas de vídeo NVidia com capacitores estourados. Isso é normal?
PC liga mas não funciona. Seria processador ou placa-mãe?
Problema ao instalar Windows XP ao invés do 7 em notebook CCE. Mas será que é mesmo necessário?
Trocou o HD mas o erro de tela azul do Windows continuou e deu erro no mesmo trecho do HD
Não funciona o áudio do Windows num micro com placa da Foxconn
Qual é a melhor forma de medir a fonte de alimentação de um PC?
Apagou por engano partição do HD externo. Tem como recuperar?
Mudar o logotipo de inicialização do computador. Seria possível ou compensador?
Micro comprado recentemente não segura configuração de data e hora
Trocou a bateria do CMOS mas a hora e data continuam atrasando
Trocou fonte e agora ventoinha gira por alguns segundos e pára, mas depois o micro funciona normal
Desmontou cooler do processador e agora micro não liga mais
PC funciona por um tempo e depois que pára não liga mais durante algum tempo
Qual fonte usar numa manutenção: “watts reais“ ou “genérica” ?
Placa-mãe não funciona, mas fica emitindo um ruído estranho, agudo e contínuo
Mensagem de disk read error ao ligar o micro
Placa-mãe nova não dá vídeo, mas cooler funciona
Lavagem de placa-mãe pode ser feita? É aconselhável? Como e quando fazer?
Quantos discos rígidos (HDs) e gravadores de DVD posso ligar num mesmo computador?
HD de 40 GB não é reconhecido em micro antigo com processador K6
Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque
Pentes de memória RAM estão bons, mas dão erro quando ligados juntos
Qual é a freqüência máxima que uma memória RAM trabalha?
Princípios básicos da manutenção de computadores e periféricos
Computadores: é melhor montar ou comprar um pronto, de marca?
Doação de micros velhos. Como proceder?
Seria interessante trocar a placa-mãe e manter o processador num upgrade?
Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega
Notebook lento ou travando. Será que trocar o processador vai resolver?
Fonte mais forte deveria soprar mais ar?
Fontes C3 Tech, Coletek e Wisecase. Qual destas marcas vocês da Revista PnP indicam?
Fez upgrade no micro, e agora não consegue copiar os dados e configurações anteriores
Notebook não funciona porque o Windows fica reinicializando direto e não termina de carregar
Instalação do Windows é interrompida em micro Athlon socket 754
Trocar processador LGA 775 vai deixar o micro mais rápido? Qual modelo posso usar?
Notebook trava ao rodar jogos
Micros ficam dando pau direto. Como fazer o diagnóstico para saber se é MB ou memória?
Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando
Micro não liga se colocar juntas duas memórias iguais. Colocando em separado, micro liga normal
Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA
Formatou o HD do cliente e perdeu todos os dados. E agora?
O que fazer para deixar mais rápido um micro Pentium 3 de 550MHz ?
Clonar HD com o Hiren's CD ou com o Acronis TrueImage?
Windows do disco clonado com Norton Ghost 2003 não inicializa
HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA?
Troca de sistema operacional faz perder a garantia de computador?
Micro dá tela azul com o erro ”kernel_stack_inpage_error”
Pode o micro não dar vídeo devido a um problema de fonte? Ou seria outra coisa?
Melhor placa de vídeo para Autocad e CorelDraw
Windows 98 não reconhece disco do XP ?
Programa LIMPAMBR para DOS não funciona com teclado USB ?
Micro começa a apitar depois de alguns minutos
Melhor opção de software para clonar HD de notebook
Vai comprar peças para computador? Tome alguns cuidados!
O que verificar ao escolher componentes para computadores
Cooler original do processador Intel soquete 775 - Como tirar e colocar sem estragar ?
Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras?
Ao iniciar um micro aparece a mensagem “SYSTEM FAN HAS FAILED, PRESS F2 TO CONTINUE”
Silicone para proteger a placa-mãe da oxidação
Multifuncional instala, mas com marca de exclamação no painel de controle do Windows
Problemas com o driver de som HD Realtek num micro da Positivo
Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?
Problemas de mau contato nos micros
Micros silenciosos e confortáveis: mais que luxo, uma obrigação
Como montar um CD-ROM de restauração do sistema igual aos que vêm nos micros de marca?
Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ?
Cooler novo fica barulhento tão cedo assim?
Problema na instalação do modem em relação às portas COM1 e COM2
Problema na memória cache ao instalar o Windows
Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo
Aparecem sujeiras e caracteres estranhos na tela do Windows
Drive de CD-ROM ficou inacessível depois de instalar Norton Utilities
PC ficou instável após upgrade de hardware
Problemas no teclado durante o boot
Drive de CD ficou defeituoso de repente
Modem queima com freqüência. Será defeito da peça ou mau uso?
HSP Micromodem muito lento, e outros problemas
Led de “Power” do micro não para de piscar. Seria aquecimento?
Placa-mãe PC Chips com chip Duron travando ou com dificuldade para ligar
Problema com Windows 98 e fontes ATX
Como usar o multímetro numa oficina de reparação de computadores? Ele será mesmo útil?
Micro fica maluco depois de rodar um game
Micro funciona, mas fica apitando direto. Troquei o processador mas não adiantou.
Micro trava a toda hora quando está navegando na internet
Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar?
Problemas para ligar o PC quando ele está frio
Mensagem de erro ao ligar o micro, diz que “não pode gravar ESCD”
Placa de vídeo colocada recentemente trava o micro depois de 20 minutos de uso
Micro antigo fica ressetando sem parar
Gerenciamento de energia não funciona e a rede cai
Interface de joystick em conflito com placa de som
Micro fica apitando quando liga. Quais são os códigos de erro do BIOS Award?
Leitor de CDs do Compaq Presario 2120 não funciona
Formatação de disquetes travou o PC e agora ele não lê mais os discos
Problemas com ZIP Drive
Problemas depois de formatar o HD e reinstalar o Windows
Dificuldades em um upgrade, micro não liga e vídeo fica piscando
Micro trava com freqüência e os arquivos ficam corrompidos
Será que compensa consertar as fontes de alimentação dos micros?
Problema de desligamento no Windows 2000
Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador
O que tem no futuro dos técnicos de informática?
Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?
Manutenção de notebook pode ser um problema
Fontes de alimentação de potência real
O que é RAID e qual Windows é preciso para montar um sistema desses?
A questão da assistência técnica quando se compra um micro
Chegou a hora de comprar notebook
Micro barato: será que vale a pena?
Micro não reconhece HD maior que 40GB
Clonagem de HDs com o Ghost
Backup dos dados da agenda do Outlook
Programa DOS feito em Clipper com problemas de impressão
Programa feito em Clipper acusa “Erro DOS 4” ao ser executado
Clipper em rede e o Exospace
Visual Basic pode ser mais rápido em rede
Erro Fatal “0E” ao executar o scandisk no Windows 98
Erro de “exceção de página inválida” em programa feito em CLIPPER
Problemas ao instalar o Media Player 11 em Windows pirata
Windows dá erro de “logonui.exe” e fica lento após instalar 2 ou 3 programas
Micro fica reinicializando no horário de pico do consumo de energia elétrica da cidade
Micro com mensagen de “Low Battery” mas não adiantou trocar a bateria por uma nova
Upgrade para modem V92 aumenta a velocidade de conexão discada?


  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.