[Thecnica Sistemas] Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir um computador

Na hora de comprar ou vender um computador, tanto o consumidor quanto o vendedor devem saber bem o que estão fazendo, para não realizar negócios que sejam desfavoráveis tanto a um quanto a outro. O ideal seria que todo mundo que fosse comprar um micro consultasse seu técnico de confiança para saber a melhor opção para seu caso. Já os profissionais do ramo deveriam aprender a orientar seus clientes, para que todos saíssem ganhando.

Os computadores estão em toda parte, hoje é impossível imaginar alguém que não tenha o ao menos que não use algum computador, seja em casa, no trabalho ou nos locais públicos como bancos, escolas e lojas. Com tanta popularidade, hoje se encontra micros para serem vendidos em uma infinidade de locais, de grandes lojas de varejo até aquelas pequenas oficinas que montam seus próprios computadores.

A questão é que existem computadores e computadores. Uns bons, outros nem tanto e alguns... bem ruinzinhos. Porque isto acontece? Existem vários fatores envolvidos, indo desde o custo dos componentes, a margem de lucro pretendida pelo vendedor, a reputação a ser mantida por quem vende e também a mais pura incompetência ou má-fé por parte de alguns profissionais, infelizmente.

Para orientar os consumidores e também os vendedores de micros, o PROCON da cidade de Belo Horizonte elaborou uma cartilha (que está em www.pbh.gov.br/procon/micros.htm) para ajudar quem deseja comprar seu computador. Passamos a reproduzir alguns trechos, com informações que julgamos úteis para quem está dos dois lados do balcão, ou seja, comprando ou vendendo computadores.

PROBLEMAS MAIS COMUNS NA COMPRA DE UM COMPUTADOR

Segundo o PROCON-BH, a maior parte das reclamações ocorrem por um o umais dos seguintes fatores:
  1. Descumprimento do prazo de entrega
  2. Equipamento entregue sem as características técnicas vendidas
  3. Equipamento com software já instalado sem entrega de certificados, CDs e manuais
  4. Equipamento vendido sem instalação
  5. Ausência de instruções em português
  6. Equipamento entregue sem lacre
  7. Equipamento inadequado ao uso a que se destina
  8. Inexistência de peças de reposição
  9. Falta de assistência técnica
Nossos comentários sobre esta relação:

Os dois primeiros itens dispensam comentários. Um vendedor que não entrega o que vendeu, dentro das condições combinadas, merece sair do mercado por incompetência.

Em relação ao item 3, isto é uma característica dos micros montados em pequenas oficinas. Estas colocam um Windows pirata qualquer, por isto não podem oferecer os certificados, CDs e manuais. Embora esta prática seja extremamente comum, o mínimo que o vendedor deveria fazer é informar ao cliente, na hora da compra, que o micro vai ser fornecido sem sistema operacional, ficando a pirataria por conta de quem está comprando.

A questão 4, sobre vender o equipamento sem instalação é controvertida. Isto deveria ter sido combinado na hora da compra, afinal, a maior parte dos computadores não são mesmo vendidos com instalação física no local onde vai ser usado. Aliás, este pode ser um bom argumento de venda para as pequenas oficinas, que não podem oferecer as vantagens das grandes lojas, como financiamento e garantias diversas.

O item 5, ausência de instruções em português também é controverso. Na verdade, a língua franca usada na informática é o inglês e o vendedor não precisa necessariamente oferecer tudo em português, mas deveria, ao menos, avisar que os programas e manuais estão em inglês, principalmente se forem equipamentos importados, algo muito comum entre os notebooks.

Quanto a entrega equipamento sem lacre, isto pode ser bom ou ruim. É muito desagradável comprar um equipamento e, ao precisa instalar uma placa de expansão, verificar que o mesmo está selado para evitar o acesso ao seu interior. Claro que o vendedor precisa preservar o produto fornecido para poder dar garantia, mas poderia lacrar ou identificar cada item separadamente, e não o equipamento como um todo.

Vamos ao item 1, equipamento inadequado ao uso a que se destina. Aqui, mais uma vez, acreditamos que boa parte dos casos se deve a vendedores mal informados ou mal intencionados, que visam apenas fechar a venda, não ligando a mínima para o fato do cliente ficar satisfeito ao utilizar o equipamento. Mas também existem os compradores muito afoitos ou mal informados, que compram um computador sem se informar ou procurar quem possa orientar sobre as inúmeras opções oferecidas no mercado.

E o item 8? A inexistência de peças de reposição é comum atualmente, pois os componentes dos computadores estão evoluindo numa velocidade estonteante, e realmente pode acontecer de, quando o comprador precisar, não haver mais peças de reposição. Este fato é mais agravado nos notebooks e nos micros de grife, cujos fabricantes não conseguem ou não pretendem manter peças para aparelhos fabricados há apenas poucos anos.

O último item é o que mais gostaríamos de chamar a atenção, ou seja, a falta de assistência técnica. Este é um dos itens onde as pequenas empresas podem se diferenciar dos grandes magazines na hora de vender um equipamento. A assistência técnica deve ser permanente, e não apenas enquanto durar a garantia. Um micro dura, tranqüilamente, três ou quatro anos no serviço ativo, e muito mais se passar por um upgrade. As pequenas oficinas podem e devem assistir seu cliente antes da compra, analisando as necessidades do cliente e as tendências do mercado para determinar a melhor configuração de equipamento, antes da compra, e cuidar para que ele seja bem instalado e usado depois disto, até o final da vida útil do computador.

CUIDADOS QUE O CONSUMIDOR DEVE TER NA COMPRA DO EQUIPAMENTO

No mesmo manual, o PROCOM-BH traz algumas dicas básicas para quem vai comprar seu computador. São estas:

Exija sempre a Nota Fiscal e o Termo de Garantia, devidamente preenchidos no ato da compra, porque todo equipamento tem garantia de fábrica.
Confira se o termo de garantia e o manual do usuário estão em língua portuguesa e se as informações são claras.
Exija o cumprimento do prazo de entrega.
O consumidor deve tomar cuidado para não escolher um equipamento ultrapassado, porque os produtos de informática evoluem com uma velocidade constante.
Consulte o manual do equipamento para conferir as características do produto.
Todo equipamento novo vem com software instalado, devidamente licenciado e com certificado de originalidade. Exija que isso seja cumprido.
O consumidor tem direito à instalação do equipamento em sua residência ou escritório, sem acréscimo no preço.
Em caso de dúvida quanto à escolha de um equipamento de informática, procure a orientação de um técnico de sua confiança.
Nossos comentários:

Nem sempre se pode cumprir todas estas exigências. Notebooks e outros aparelhos importados não costumam vir com manuais e programas em português, e nada há o que fazer quanto a isto. O único cuidado é que o vendedor deveria informar isto ao seu cliente, para evitar mal entendidos. Existe também a questão da pirataria, muita gente compra seus micros já imaginando que usará um software pirata, cabe ao vendedor não participar desta ilegalidade, mas nada pode fazer quanto a isto.

A instalação também é controvertida, como já comentamos acima. Tudo depende do que for combinado durante a venda.

O último item é o mais importante, novamente: quem não entende do assunto, deveria consultar um profissional habilitado. É a mesma coisa que a pessoa se auto medicar, ou ir no farmacêutico pedir um remédio para seu problema, sem consultar um médico.

Para os profissionais do ramo de informática, o que recomendamos é que ele saiba se colocar. No papel de orientador, deve fazer o máximo ao seu alcance para que seu cliente saia satisfeito com a compra, e que sinta-se seguro para procurá-lo posteriormente, quando precisar de um conserto, instalação ou opinião.

DIREITOS PREVISTOS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

O consumidor de produtos de informática tem os mesmos direitos que qualquer outro consumidor, cabendo a cada um de nós, tanto compradores como vendedores, zelar para que eles sejam preservados. Afinal, num dia a gente está de um dos lados do balcão, no dia seguinte podemos estar do outro lado. Entre os direitos listados pelo PROCON estão estes:

Arrependimento - Na compra de produto ou serviço fora do estabelecimento comercial (reembolso postal, anúncio em revistas, TV, jornais, telefone, etc) o consumidor tem 7 dias para se arrepender e tem direito à devolução do valor pago

Peças de Reposição - O fabricante ou importador deve garantir peças para reposição enquanto o produto estiver à venda e durante sua vida útil.

Cobrança de Dívidas - Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Cobrança indevida - O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais.

COMO PROCEDER EM CASO DE DEFEITO NO PRODUTO

Se o produto apresentar defeito, o consumidor poderá reclamar para o vendedor, importador, fabricante ou prestador de serviços. O prazo para o fornecedor corrigir o defeito é de 30 dias, depois deste prazo o consumidor pode optar entre a troca, devolução do valor pago ou redução proporcional do preço. O prazo para reclamar de produto ou serviço não durável é de 30 dias e de 90 dias para os duráveis. Os prazos são contados a partir do recebimento do produto ou término do serviço. Se o defeito não for evidente, o prazo começa a partir de sua identificação.

Mas, atenção para este aviso da cartilha, pois é uma situação comum nos produtos de informática:

“UM PRODUTO NÃO É CONSIDERADO DEFEITUOSO PELO FATO DE OUTRO DE MELHOR QUALIDADE OU MAIS MODERNO TER SIDO COLOCADO NO MERCADO”.

Isto é a coisa mais comum em computadores, daí, mais uma vez, a importância do comprador consultar um profissional do ramo, que esteja apto a lhe prestar a devida assistência, ANTES da compra.

CUIDADOS QUE SE DEVE TER NA COMPRA DE EQUIPAMENTO USADO

O PROCON lista estes cuidados, a serem tomados na hora de comprar um equipamento usado, seja de informática ou de outro tipo qualquer:

• Antes de comprar um equipamento usado, o consumidor deve verificar se ele não está ultrapassado para as suas necessidades.

• Todo equipamento usado tem garantia de 90 dias, mesmo quando comprado de pessoa física.

• Deve ser exigido um recibo de compra e venda do produto para exercitar seu direito de garantia.

OUTRO CUIDADO: PRODUTOS CONTRABANDEADOS

Os equipamentos de informática são os preferidos pelos contrabandistas, e normalmente o consumidor se deixa levar pelo preço mais em conta que eles oferecem, em razão da sonegação de impostos.

O consumidor deve ficar atento pois estes produtos de procedência duvidosa não são reconhecidos pelo fabricante e não tem assistência técnica autorizada. A única garantia de proteção que o consumidor tem é se o termo de garantia original de fabrica estiver em português, o que prova que o equipamento foi legalmente importado. Neste caso, ele terá direito à assistência técnica.

Publicado em 12/09/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 0 ARTIGOS SOBRE :
Como instalar versões anteriores de Windows nos micros de marca e notebooks?
O fato de conseguir acessar o SETUP significa que a memória RAM está boa?
Fabricante de placa-mãe não oferece drivers para Windows 8. Posso utilizar os drivers do Windows 7?
PC em Dual Channel só reconhece 3GB no Windows 7 32 bits. Porque?
Placa mãe funciona fora, mas não liga quando é montada no gabinete
Placa mãe com processador Intel Core desliga sozinha
Placas de vídeo NVidia com capacitores estourados. Isso é normal?
PC liga mas não funciona. Seria processador ou placa-mãe?
Problema ao instalar Windows XP ao invés do 7 em notebook CCE. Mas será que é mesmo necessário?
Trocou o HD mas o erro de tela azul do Windows continuou e deu erro no mesmo trecho do HD
Não funciona o áudio do Windows num micro com placa da Foxconn
Qual é a melhor forma de medir a fonte de alimentação de um PC?
Apagou por engano partição do HD externo. Tem como recuperar?
Mudar o logotipo de inicialização do computador. Seria possível ou compensador?
Micro comprado recentemente não segura configuração de data e hora
Trocou a bateria do CMOS mas a hora e data continuam atrasando
Trocou fonte e agora ventoinha gira por alguns segundos e pára, mas depois o micro funciona normal
Desmontou cooler do processador e agora micro não liga mais
PC funciona por um tempo e depois que pára não liga mais durante algum tempo
Qual fonte usar numa manutenção: “watts reais“ ou “genérica” ?
Placa-mãe não funciona, mas fica emitindo um ruído estranho, agudo e contínuo
Mensagem de disk read error ao ligar o micro
Placa-mãe nova não dá vídeo, mas cooler funciona
Lavagem de placa-mãe pode ser feita? É aconselhável? Como e quando fazer?
Quantos discos rígidos (HDs) e gravadores de DVD posso ligar num mesmo computador?
HD de 40 GB não é reconhecido em micro antigo com processador K6
Quando é que um micro precisa realmente ser formatado, e porque
Pentes de memória RAM estão bons, mas dão erro quando ligados juntos
Qual é a freqüência máxima que uma memória RAM trabalha?
Princípios básicos da manutenção de computadores e periféricos
Computadores: é melhor montar ou comprar um pronto, de marca?
Doação de micros velhos. Como proceder?
Seria interessante trocar a placa-mãe e manter o processador num upgrade?
Trocou o HD de um micro para outro e agora o Windows não carrega
Notebook lento ou travando. Será que trocar o processador vai resolver?
Fonte mais forte deveria soprar mais ar?
Fontes C3 Tech, Coletek e Wisecase. Qual destas marcas vocês da Revista PnP indicam?
Fez upgrade no micro, e agora não consegue copiar os dados e configurações anteriores
Notebook não funciona porque o Windows fica reinicializando direto e não termina de carregar
Instalação do Windows é interrompida em micro Athlon socket 754
Trocar processador LGA 775 vai deixar o micro mais rápido? Qual modelo posso usar?
Notebook trava ao rodar jogos
Micros ficam dando pau direto. Como fazer o diagnóstico para saber se é MB ou memória?
Micro liga, mas monitor não acende e fica com o led piscando
Micro não liga se colocar juntas duas memórias iguais. Colocando em separado, micro liga normal
Soluções para instalar o Windows XP em HD SATA
Formatou o HD do cliente e perdeu todos os dados. E agora?
O que fazer para deixar mais rápido um micro Pentium 3 de 550MHz ?
Clonar HD com o Hiren's CD ou com o Acronis TrueImage?
Windows do disco clonado com Norton Ghost 2003 não inicializa
HD Clonado não funciona. Seria devido à diferentes tipos de SATA?
Troca de sistema operacional faz perder a garantia de computador?
Micro dá tela azul com o erro ”kernel_stack_inpage_error”
Pode o micro não dar vídeo devido a um problema de fonte? Ou seria outra coisa?
Melhor placa de vídeo para Autocad e CorelDraw
Windows 98 não reconhece disco do XP ?
Programa LIMPAMBR para DOS não funciona com teclado USB ?
Micro começa a apitar depois de alguns minutos
Melhor opção de software para clonar HD de notebook
Vai comprar peças para computador? Tome alguns cuidados!
O que verificar ao escolher componentes para computadores
Cooler original do processador Intel soquete 775 - Como tirar e colocar sem estragar ?
Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras?
Ao iniciar um micro aparece a mensagem “SYSTEM FAN HAS FAILED, PRESS F2 TO CONTINUE”
Silicone para proteger a placa-mãe da oxidação
Multifuncional instala, mas com marca de exclamação no painel de controle do Windows
Problemas com o driver de som HD Realtek num micro da Positivo
Devemos limpar os micros antes ou depois da manutenção?
Problemas de mau contato nos micros
Porque os micros “dão tanto problema”?
Micros silenciosos e confortáveis: mais que luxo, uma obrigação
Como montar um CD-ROM de restauração do sistema igual aos que vêm nos micros de marca?
Troca de disco rígido dá “erro de tela azul” ?
Cooler novo fica barulhento tão cedo assim?
Problema na instalação do modem em relação às portas COM1 e COM2
Problema na memória cache ao instalar o Windows
Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo
Aparecem sujeiras e caracteres estranhos na tela do Windows
Drive de CD-ROM ficou inacessível depois de instalar Norton Utilities
PC ficou instável após upgrade de hardware
Problemas no teclado durante o boot
Drive de CD ficou defeituoso de repente
Modem queima com freqüência. Será defeito da peça ou mau uso?
HSP Micromodem muito lento, e outros problemas
Led de “Power” do micro não para de piscar. Seria aquecimento?
Placa-mãe PC Chips com chip Duron travando ou com dificuldade para ligar
Problema com Windows 98 e fontes ATX
Como usar o multímetro numa oficina de reparação de computadores? Ele será mesmo útil?
Micro fica maluco depois de rodar um game
Micro funciona, mas fica apitando direto. Troquei o processador mas não adiantou.
Micro trava a toda hora quando está navegando na internet
Troca de memória queimou servidor com Pentium Pro. Será que compensa arrumar?
Problemas para ligar o PC quando ele está frio
Mensagem de erro ao ligar o micro, diz que “não pode gravar ESCD”
Placa de vídeo colocada recentemente trava o micro depois de 20 minutos de uso
Micro antigo fica ressetando sem parar
Gerenciamento de energia não funciona e a rede cai
Interface de joystick em conflito com placa de som
Micro fica apitando quando liga. Quais são os códigos de erro do BIOS Award?
Leitor de CDs do Compaq Presario 2120 não funciona
Formatação de disquetes travou o PC e agora ele não lê mais os discos
Problemas com ZIP Drive
Problemas depois de formatar o HD e reinstalar o Windows
Dificuldades em um upgrade, micro não liga e vídeo fica piscando
Micro trava com freqüência e os arquivos ficam corrompidos
Será que compensa consertar as fontes de alimentação dos micros?
Problema de desligamento no Windows 2000
O que tem no futuro dos técnicos de informática?
Será que os notebooks vão substituir os PCs de mesa?
Manutenção de notebook pode ser um problema
Fontes de alimentação de potência real
O que é RAID e qual Windows é preciso para montar um sistema desses?
A questão da assistência técnica quando se compra um micro
Chegou a hora de comprar notebook
Micro barato: será que vale a pena?
Micro não reconhece HD maior que 40GB
Clonagem de HDs com o Ghost
Backup dos dados da agenda do Outlook
Programa DOS feito em Clipper com problemas de impressão
Programa feito em Clipper acusa “Erro DOS 4” ao ser executado
Clipper em rede e o Exospace
Visual Basic pode ser mais rápido em rede
Erro Fatal “0E” ao executar o scandisk no Windows 98
Erro de “exceção de página inválida” em programa feito em CLIPPER
Problemas ao instalar o Media Player 11 em Windows pirata
Windows dá erro de “logonui.exe” e fica lento após instalar 2 ou 3 programas
Micro fica reinicializando no horário de pico do consumo de energia elétrica da cidade
Micro com mensagen de “Low Battery” mas não adiantou trocar a bateria por uma nova
Upgrade para modem V92 aumenta a velocidade de conexão discada?


  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.