[Thecnica Sistemas] Quanto tempo vai demorar para a Apple ficar maior que a Microsoft? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
 

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Quanto tempo vai demorar para a Apple ficar maior que a Microsoft?

Iberê M. Campos

Quem cresceu dentro da informática usando o MS-DOS e depois o Windows sabe o que significa o nome Microsoft, presente em mais de 95% dos computadores mundo afora. Durante estas décadas de predomínio da Microsoft, a Apple nunca foi mais do que um mero coadjuvante, algo marginal que respondia por algo entre 2 a 3% do mercado. Mas as coisas estão mudando, o mercado se modifica, a tecnologia evolui e o tempo está cobrando das empresas um rejuvenescimento e mudanças de paradigma que a Apple está sabendo lidar melhor do que a toda-poderosa Microsoft. Os números são frios, porém interessantes. Acompanhe:

Os executivos da Microsoft sempre falaram da Apple como uma companhia insignificante com menos de 3% do market share mundial em relação ao total de micros e servidores vendidos. Só que a Apple, com seus Macintoshes, iPods, iTunes e iPhones está fazendo muito mais dinheiro que a Microsoft, tendo mais da metade do lucro e três quartos das vendas em relação à concorrente.

Os números são incríveis:

EmpresaVendas totaisLucro no trimestre$ em caixa
MicrosoftUSD$ 15,1 bilhõesUSD$ 4,3 bilhõesUSD$ 20,7 bilhões
AppleUSD$ 11,7 bilhõesUSD$ 2,4 bilhõesUSD$ 25,5 bilhões


A análise dos resultados acima é que levantaram a nossa questão: quanto tempo vai demorar para que a Apple seja maior do que a Microsoft? Deve-se levar em conta que existe uma possibilidade real dos lucros da Microsoft se limitarem a um crescimento de 9% em 2008, enquanto que o da Apple deverá crescer algo como estupendos 75%.

Qual é a diferença entre as duas emrpesas? Muitas, certamente, mas começa pela parte da filosofia dos negócios, e como a Microsoft deve ter feito um julgamento errado sobre onde estará o dinheiro no futuro. Alguns exemplos:

1 - Será que é realmente necessário ter uma grande base de usuários para ter bons lucros? A Microsoft acredita que sim, enquanto que a Apple está alcançando números polpudos com uma base de usuários muito menor.

2 - Será que o dinheiro grosso está em colocar seu sistema operacional num computador, como faz a Microsoft, ou montar um conjunto de hardware e software como um produto único, como faz a Apple? Parece estar claro que a Apple está ganhando terreno em cima da Microsoft pelo fato de vender um produto que controla com grande precisão e rigidez. O resultado é que a Apple parece estar dando muito mais satisfação aos seus compradores do que a Microsoft.

3 - Será que ainda dá para ganhar dinheiro com micros desktop, ou será que a Microsoft precisa seguir o modelo da Apple e ir mais a fundo nos dispositivos móveis? 4 - Anúncios são tudo. O marketing da Apple dá goleada em cima de goleada em cima da Microsoft quando o assunto é divulgar as qualidades de seus produtos e denegrir os produtos da concorrência. Ao invés de assumir como definitivo que sua empresa é melhor e maior que a concorrência, a Microsoft precisa olhar com mais atenção como a Apple conseguiu juntar tanto dinheiro em caixa, tendo uma participação tão pequena no mercado em comparação com a Microsoft. Uma dica para a Microsoft: marketing, publicidade e satisfação do usuário.

E o Windows Vista, como fica neste cenário? Ninguém duvida que a Microsoft meteu os pés pelas mãos quando lançou um produto incompleto, mal testado e que aborrece tanto seus usuários com a lentidão e os contínuos avisos do UAC. O Windows Vista é “chato” de usar, enquanto que o XP e o MacOS, bem... simplesmente, “funcionam”. E não é isto o que se espera de um sistema operacional? Ninguém quer que seu Windows fique dando show de luzes e efeitos, mas, simplesmente, que permita fazer seu trabalho.

Enquanto que a Microsoft perde tempo com seu Vista, tentando convencer as pessoas de que o produto é bom, a Apple vai marcando gol em cima de gol. Primeiro foi o iMac, depois o iBook, o iPhone, iTunes e mais recentemente o iPhone. E com um detalhe: tudo devidamente integrado, testado, e compatível, ou seja, tudo o que a Microsoft, em cima de sua arrogância, vem se esquecendo de fazer.

Há coisa de 5 anos atrás ninguém poderia achar seriamente que a Apple poderia vir a competir com a Microsoft. Pois é, como as coisas mudaram... vai ser interessante assistir ao desenrolar desta novela e ver como as coisas ficarão em alguns poucos anos.



Publicado em 30/10/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 0 ARTIGOS SOBRE :
As vendas de PCs continuam caindo. Seria o fim de uma era? Ou o que está acontecendo?
Linux ou Windows, qual é o melhor para a infraestrutura de uma empresa média?
Algumas empresas de tecnologia estão se perdendo. Isso tem a ver com os técnicos de informática?
Como pode uma empresa saber o que seus funcionários fazem em seus PCs?
Google adquire Motorola e pode virar o jogo com a Apple e seus iPads e iPhones
Porque a Microsoft está sempre mudando o Windows?
Como o técnico de informática pode lidar com a pirataria de software?
O iPad da Apple está mudando a indústria de informática. Veja 10 motivos porque.
Seagate adquire subsidiária de HDs da Samsung por US$ 1,37 bilhões e inicia um duopólio
Apple troca parafusos do iPhone para restringir ainda mais a assistência técnica autônoma
Google anuncia o sistema operacional Chrome. Seria uma ameaça ao Windows?
Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL


Entrar em contato
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.