[Thecnica Sistemas] Google anuncia o sistema operacional Chrome. Seria uma ameaça ao Windows? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
 

Você está aqui: Home » Artigos sobre Empresas e Negócios
Artigo (veja mais 11 artigos nesta área)

Google anuncia o sistema operacional Chrome. Seria uma ameaça ao Windows?

Por Iberê M. Campos e equipe

Depois do predomínio inicial do Linux nos netbooks, aqueles micros pequenos que servem para acessar a internet, a Microsoft contra-atacou e dominou o segmento com o Windows XP e o Windows 7. O Linux está morto neste mercado? Muito pelo contrário, ele volta rejuvenescido na nova proposta da Google, a qual lançou o Chrome Operating System (Chrome OS) que é um sistema operacional completo leve e feito especialmente para rodar aplicativos através da internet. Seria isto uma ameaça ao domínio do Windows?

O Chrome OS é uma extensão do browser da Google, também denominado Chrome. Esse browser pode rodar em Windows, Linux e MacOS, e agora a Google resolveu que não vai querer mais nenhum sistema operacional abaixo do seu browser que não seja também desta mesma empresa.

Com efeito, a onda dos netbooks, aqueles micros pequenos e portáteis, feitos para acessar a internet e outros serviços on-line, mostrou que muitos e muitos usuários ficam totalmente satisfeitos em suas necessidades de computação com sistemas igualmente pequenos, porém leves, rápidos e seguros. E estas características, definitivamente, não descrevem o Windows e nem o Linux ou mesmo o MacOS, plataformas dominantes nos computadores pessoais. O Windows 7, a ser lançado, mostrou uma clara guinada da Microsoft neste sentido, mas mesmo o Windows 7 ainda é demasiado grande para os pequenos netbooks, segundo o pensamento dos engenheiros da Google.

Pois bem. Agora que a Microsoft reafirmou sua dominância também no segmento dos netbooks, a Google anuncia que vai lançar um sistema operacional próprio. Mas, afinal, no que consiste o Chrome OS?

O que é o Chrome Operating System

O Chrome OS é um sistema operacional que vai rodar tanto na arquitetura x86 dos Pcs convencionais quanto na arquitetura ARM, muito utilizada em dispositivos portáteis como PDAs, telefones, iPods e outros tocadores de música, consoles de games, calculadoras e periféricos de computador como discos rígidos e roteadores. Provavelmente, o Chrome OS vá atender ao mesmo mercado que hoje a Google já atende com o Android, sistema operacional para celulares.

A ênfase do Chrome OS vai para os mesmos aspectos para os quais os netbooks foram desenhados originalmente: computação móvel, leve e baseada na internet. Obviamente, o Windows XP não foi desenhado para este cenário, mas a sua relativa leveza, baixo custo e familiaridade o transformaram em sucesso entre os compradores de netbooks.

O novo sistema da Google certamente vai bater tanto o XP quanto o Windows 7 em custo, e será mais leve, mas ainda é cedo para saber como ele realmente vai se portar. A morte relativa do Linux nos netbooks demonstra claramente que as pessoas tendem a preferir um ambiente de trabalho parecido com o Windows, mas a Google afirma nas notas de lançamento que “a interface do usuário (do Chrome OS) é mínima para que possa ficar fora do caminho, uma vez que maior parte da experiência (dos usuários) acontece dentro da internet. Assim como fizemos com o browser Chrome, fizemos o caminho de volta ao básico e redesenhamos completamente o que está por baixo do browser de maneira que as pessoas não precisem ter que lidar com virus e atualizações de segurança. A idéia é que o sistema operacional simplesmente funcione”.

De acordo com a empresa, o Chrome OS roda dentro de um novo sistema gráfico de janelas que, por sua vez, roda em cima de um kernel Linux. É o mesmo que acontece no sistema operacional do Apple MacIntosh, só que no caso da Apple o sistema base é o BeOS, “irmão” do Linux uma vez que ambos são “filhos” do Unix. O novo sistema vai rodar em qualquer hardware indo de netbooks a computadores de mesa completos. É esta a diferença principal entre o Chrome OS e o Android, que também vai começar a aparecer nos netbooks nos próximos meses. A Google informa também que existem dispositivos onde os dois sistemas operacionais poderão ser usados indistintamente.

Do ponto de vista dos desenvolvedores de aplicativos, a chegada do Chrome OS é uma boa notícia, porque basicamente não existe uma nova plataforma para a qual os programas precisem ou não serem portados. Bvasicamente, qualquer aplicativo que rode em um browser vai funcionar também no Chrome, assim como em qualquer outro browser ou sistema operacional.

A empresa afirma estar negociando com “vários fabricantes” de computadores, de forma que o Chrome OS chegue às lojas no segundo semestre de 2010. Sim, ainda teremos que esperar um ano, e o Windows 7 terá este tempo para mostrar a que veio também na área dos micros e dispositivos portáteis.

Quer dizer então que o Windows que usamos está sendo substituído? Longe disto. O Windows vai continuar a plataforma dominante por anos, até porque os aplicativos profissionais são grandes demais para rodar pela internet. Só que atualmente existem muitas outras formas de se fazer computação, e o Windows nem sempre é a melhor solução para todas elas. Aliás, é muito bom ter opções nem que seja para refrear um pouco a volúpia de preços praticada pela Microsoft. Porque será que Bill Gates é o homem mais rico do mundo? Competência sim, mas... uma boa de ganância também.

Publicado em 09/07/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 11 ARTIGOS SOBRE EMPRESAS E NEGóCIOS:
As vendas de PCs continuam caindo. Seria o fim de uma era? Ou o que está acontecendo?
Linux ou Windows, qual é o melhor para a infraestrutura de uma empresa média?
Algumas empresas de tecnologia estão se perdendo. Isso tem a ver com os técnicos de informática?
Como pode uma empresa saber o que seus funcionários fazem em seus PCs?
Google adquire Motorola e pode virar o jogo com a Apple e seus iPads e iPhones
Porque a Microsoft está sempre mudando o Windows?
Como o técnico de informática pode lidar com a pirataria de software?
O iPad da Apple está mudando a indústria de informática. Veja 10 motivos porque.
Seagate adquire subsidiária de HDs da Samsung por US$ 1,37 bilhões e inicia um duopólio
Apple troca parafusos do iPhone para restringir ainda mais a assistência técnica autônoma
Oracle compra Sun Microsystems e agora é dona do Java, Openoffice e MySQL
Quanto tempo vai demorar para a Apple ficar maior que a Microsoft?


Entrar em contato
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.